CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA DA BAHIA: NOTA DE PESAR – falecimento de Consuelo Pondé de Sena
O Conselho Estadual de Cultura lamenta imensamente o falecimento da historiadora e presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Consuelo Pondé de Sena, de 81 anos. De acordo com funcionários do IGHB, a historiadora faleceu na manhã desta quinta-feira, 14, após sofrer uma arritmia cardíaca. Seu corpo será velado ainda nesta quinta, na sede do IGHB, na Avenida Joana Angélica.
Consuelo Pondé tinha uma forte ligação com o Conselho Estadual de Cultura. Foi conselheira entre os anos de 1983 e 1987, sendo sempre reconhecida pela sua competência e comprometimento diante dos desafios na área cultural. Desde março de 2002, ocupava a cadeira de número 28 na Academia de Letras da Bahia. Entre suas obras publicadas estão Trajetória Histórica de Juazeiro, Bernardino de Souza: vida e obra, além dos livros de crônicas No Insondável Tempo e A Hidranja azul e o Cravo vermelho.
.
Biografia – Nascida em janeiro de 1934, em Salvador, Consuelo Pondé de Sena se formou em 1956 e teve como mestre o historiador José Wanderley de Araújo Pinho. Entre os temas pesquisados na sua vasta carreira estão o uso da língua tupi, o arquivo da Arquidiocese de Salvador e o agreste baiano.
Sua especialização acadêmica foi em Língua Tupi e Etnologia Geral e do Brasil. Já o mestrado em Ciências Sociais foi concluído em 1977, após finalizar a dissertação Introdução do Estudo de Uma Comunidade do Agreste Baiano – Itapicuru (1830-1892).
A historiadora ocupou diversos cargos administrativos. Foi chefe do Departamento de Antropologia e Etnologia da FFCH da Ufba, diretora da Associação Baiana de Imprensa (1984), diretora da Casa de Ruy Barbosa (1985), diretora do Arquivo Público do Estado da Bahia (1987), membro da Comissão Estadual das Comemorações dos 150 anos de nascimento de Castro Alves, entre outros.