Inscrições abertas para o curso "Lições de língua Iorubá-Nagô para iniciantes - Primeira Parte&
Awọn ẹ̀kọ́ èdè Yorùbá-Ànàgó fúnalákọbẹ̀rè, Apakìíní
Lições de língua Iorubá-Nagô para iniciantes - Primeira Parte
22 a 26 de julho de 2019, das 14h às 18h
O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia está com inscrições abertas no site www.ighb.org.br para o curso Awọn ẹ̀kọ́ èdè Yorùbá-Ànàgó fúnalákọbẹ̀rè, Apakìíní / Lições de língua Iorubá-Nagô para iniciantes. As aulas serão realizadas de 22 a 26 de julho, das 14h às 18h, com carga horária de 20 (vinte) horas.
O objetivo é proporcionar uma introdução a léxica e a sintática da Língua Ioruba-Nagô, uma língua da família linguística Nigero-Congolesa, ainda falada por cerca de 35 milhões de pessoas na Costa Ocidental da África e nas Américas, inclusive no Brasil. A língua Iorubá-Nagô já foi uma língua franca falada pelos povos nagôs e seus descendentes nas ruas da cidade de Salvador nos tempos do Brasil Colônia.
Durante o curso serão abordados a conversação regular do dia-a-dia em língua Iorubá-Nagô e aspectos culturais comuns aos povos Iorubá na Nigéria e na diáspora africana, além da estrutura da língua nos seus processos fundamentais de comunicação (pronomes, verbos, preposições) e a língua falada no dia a dia como instrumento de interação social e cultural, entre os indivíduos.
O ministrante será o professor Adelson Silva de Brito, Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho; Licenciado em Física; Pesquisador no campo das desintegrações nucleares naturais; Professor de Língua e Cultura Iorubá na Casa da Nigéria, e de Língua e Cultura Iorubá no Centro de Cidadania - CECI do Departamento de Direito da UNIFACS, dentre outras instituições de ensino. Atualmente, as suas funções religiosas na Tradição de Matriz Africana Jeje-Nagô, no cargo de Mawó (Ministro de Grande Confiança e Embaixador entre as Culturas Jeje e Nagô) tem se tornado o foco da sua atuação. As pesquisas sobre os Rituais da Liturgia Jeje, estão conduzindo o seu projeto de doutorado para a área da Antropologia e da Etnografia da Cultura Religiosa Jeje na Bahia.
O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.
Confira o conteúdo programático:
22 - ABD,oAlfabeto Iorubá Yorùbá
23 - Ìkíni tabi kiki/A importância da saudação
24 - Àwọn ọ̀rọ̀ tí a fi dípò orúkọ/Pronomes regulares e enfáticos
25 - Òdi ni èdè Yorùbá/Negação em Iorubá
26 - Yoruba Ye mi/Eu entendendo o Iorubá
SERVIÇO
Curso Língua Iorubá
22 a 26 de julho, das 14h às 18h
Instituto Geográfico e Histórico Da Bahia
Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade
71 3329 4463/ 999745858 (Cleide Nunes – assessoria)
www.ighb.org.br
*A palavra “Mavó” é uma corruptela afro-baiana do termo “Mọ̀wé” (palavra da língua Iorubá, falada ainda hoje na África, e que significa “ser inteligente”, “ter conhecimento” “ser reconhecido por expertise”, ter estudo, etc.) ou uma corruptela da expressão « Mɔ̀ awò », um termo da língua fón, falada na República do Benin, que significa « iniciado no conhecimento e no culto aos Vodun). De todo modo, o termo significa: membro graduado da religião afrobrasileiro na condição de Embaixador entre as culturas religiosas Ioruba-Nagô e Jeje-Quêto-Nagô-Fón.