Exposição Virtual "Outro Olhar sobre o 13 de maio: professores(as) negro(as) baianos(as) - 1860
Exposição virtual Outro Olhar sobre o 13 de maio: professores(as) negro(as) baianos(as) - 1860/1960
A presença dos sujeitos negros/negras na História da Educação brasileira é um campo de pesquisa recente, especialmente a abordagem de seu Protagonismo como professor/a ou como aluno/a.
Uma historiografia anterior, mais conservadora e genérica, afirmava que aos negros fora proibido a frequência/presença nas aulas públicas no Brasil, confundindo a categoria sócio-cromática -racial negro com a a categoria jurídica escravo. Tal permitiu a continuidade de representações negativas sobre uma suposta “falta de interesses” destes sujeitos pela Escolarização.
A atual Historiografia da Educação os destaca em diferentes Tempos e Espaços, ao enfatizar as múltiplas formas de Escolarização no Brasil desde o século XIX- em diversos formatos como nas Aulas Públicas, nas Aulas Particulares e nos Colégios- no período Imperial-assim como nas escolas e grupos escolares -no período da Republicano. A diversidade das experiências dos negro/as na Instrução-Educação estão registradas em Fontes que permitem:
a) identificar professores negros e professoras negras;
b)rastrear alunos de diferentes categorias sócio cromáticas:
c) indiciar a presença de ingênuos, filhos de mães escravas;
d) destacar jovens em aulas de ofícios;
Especialmente nesta Exposição são apresentados professores negros e professoras negras baianos/as, que atuaram na Instrução Primária e Secundária, em aulas públicas e/ou privadas, na Bahia ou em outras províncias/estado do Brasil.
A proposta é permitir a visualização de uma faceta da escolarização de negros e negras Bahianos/as e problematizar mais um olhar sobre o 13 de maio: as táticas empreendidas pelos negros e pelas negras enquanto sujeitos - cidadãs brasileiras e cidadãos brasileiros pela Educação."
Ficha técnica:
Organização:
Ione Celeste de Sousa (UEFS / IGHBA)
Daiane Silva Oliveira (IFBA/Fsa),
Apoio:
Rebeca Laise Santos Lima (UEFS)
Participantes do Grupo de Pesquisa HISTEICE
(História da Educação, Infância de Culturas Escolares)
Montagem:
Isaac Zedecc