top of page

Conversando no Café apresenta a palestra "Diversidade hidrológica do território baiano" dia 26/04

“Diversidade hidrológica do território baiano: potencialidades e limitações” é tema do segundo encontro do projeto Ciclo de Palestras “Aprendendo e ensinando no Café” (coordenado pelos professores Lucia Góes e Caiuby Alves), que acontece na próxima quarta (26) de abril, às 16h, na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, com transmissão pelo youtube.com/ighbba. O palestrante, professor Bruno Jardim da Silva (Ufba) falará dos múltiplos e diferenciados ambientes formadores dos rios baianos e como estes potencializam que suas águas cumpram seu papel natural, social e econômico.


Conforme explica o professor, durante a palestra serão destacadas as principais características de cada um dos mais expressivos ambientes formadores do escoamento nos principais cursos de água que se desenvolvem na Bahia. O foco maior será centrado na integração em dois fatores principais: o regime de chuvas e as características fisiográficas (geologia, geomorfologia e outros), ambos com significativa variabilidade no território baiano. A complexa interação destas diversidades faz com que a Bahia apresente uma pluralidade hidrológica difícil de ser encontrada em outro estado brasileiro.


Serão trazidas ainda, a título de contribuição para reflexão dos ouvintes, ligações entre estas diferenciadas situações encontradas nas bacias hidrográficas baianas e as funções (natural, social e econômica) que suas águas devem desempenhar junto às comunidades e seus territórios. Estas reflexões serão, de certa forma, também um convite para que cada cidadão perceba a importância de sua participação (direta ou representada) no sistema de gestão das águas, institucionalmente estabelecido, no Brasil e na Bahia, dentro de uma concepção que envolve todos os setores interessados no tema.


Bruno Jardim da Silva, Engenheiro Civil pela UFBA, desenvolveu sua vida profissional nas áreas de Gestão de Recursos Hídricos, estudos Hidrológicos diversos, projetos e planejamento de Drenagem Urbana e outras áreas do Saneamento em empresas de consultoria, na Cerb, em Secretarias de Estado relacionadas à área da Gestão dos Recursos Hídricos. Atua como consultor autônomo na área de Drenagem, em estudos de impacto ambiental e em de Recursos Hídricos, com estudos e projetos dentro e fora do Estado da Bahia.

É professor universitário na UFBA (desde março de 1980) em tempo parcial, nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental.


O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.












Comentarios


Pesquisa online[.png
Youtube.png
Facebook.png
instagram ighb.png
bottom of page