Missa lembra centenário do falecimento de Manuel Querino
Uma missa celebrada pelo padre Clóvis Cabral S.J., na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, lembrou o centenário da morte do escritor, jornalista, historiador, político, desenhista, músico, pintor, professor e sócio fundador do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Manuel Raimundo Querino, na manhã desta terça (14) de fevereiro. Após a missa, todos os presentes visitaram o jazigo de Manuel Querino, na sacristia da Igreja.
"Manuel Querino é sinônimo de liberdade, solidariedade, de conhecimento e do que ele deixou como legado para toda comunidade negra e não negra do Estado, além da construção de seu notório saber. Foi uma honra colaborar com a organização deste importante encontro, cuja iniciativa foi do historiador Jaime Nascimento", declarou o professor e associado do IGHB, Roberto Rodrigues.
Além do pesquisador Jorge Ramos que representou o IGHB, compareceram a celebração religiosa representantes de instituições como Associação Baiana de Imprensa (com o jornalista e associado da Casa da Bahia, Luis Guilherme Tavares), Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, Sociedade Protetora dos Desvalidos, Movimento Negro Unificado, Movimento Negro do PDT Bahia, Ilê Aiyê, Câmara de Vereadores, dentre outras instituições e comunidade.
Nascido no dia 28 de julho de 1851, em Santo Amaro da Purificação (BA), Manuel Querino foi escritor, jornalista, historiador, político, desenhista, músico, pintor, líder operário, biógrafo, professor fundador do Liceu de Artes e Ofícios e do Colégio dos Órfãos de São Joaquim. Sócio fundador do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, foi aluno também fundador da Academia de Belas Artes da Bahia (hoje Escola de Belas Artes da UFBA) e sócio da Sociedade Protetora dos Desvalidos - SPD, do Montepio dos Artistas e Montepio dos Artífices, além de Membro da Sociedade Bolsa dos Patriotas, Irmão da Irmandade dos Homens Pretos e antropólogo autodidata.
Após o Carnaval, o IGHB também prestará uma homenagem a Querino, com uma sessão no auditório Bernardino de Souza e com as participações dos professores Maria das Graças Leal, Luiz Freire, Vilson Caetano, Marcos Santana e Paulo Marcos Pereira.
Crédito fotos: Eduardo Araujo
@historiaemfotografia
Foto Querino: Acervo IGHB
Comments